Compartilhamos com vocês algumas perguntas e respostas sobre o Sermão do Monte, para que possamos entender melhor esta belíssima mensagem do Cristo.
Bons estudos!
Abraços fraternos,
Sermão do Monte: Perguntas e Respostas
1) O que
se entende por sermão?
Jesus
ensinava – oralmente – em aramaico, sua língua materna. Como nada escreveu, a
sua palavra devia ressoar sobre os discípulos. Por isso, catequese – do grego katechéo,
fazer ressoar. Ressonância significava a voz na presença dos discípulos. O
discípulo que tivesse recebido o ensinamento era ressoado, ou seja,
catequizado. Depois de catequizado, poderia catequizar outros. Pode-se dizer
que Jesus proclamou, junto aos discípulos, o mais conciso e ordenado sistema
de uma filosofia universal. Ali se achava tudo o que alma necessitava saber
a respeito de Deus, da criação e da vida quotidiana, tanto naquela época como
nas vindouras. O sermão tinha um caráter universalista, uma espécie de “carta
magna” para toda a humanidade.
2) Qual o
significado de monte ou montanha?
O monte é
o lugar de destaque na vida religiosa dos povos. É o lugar da solidão, da
oração e da revelação. Segundo uma constante tradição bíblica, é o lugar próprio
para os encontros com Deus. Na Grécia, o monte Olímpico; na Índia, o
monte Meru; na China, o monte Kuen-luen. Há, também, o
monte Sinai, o monte das Oliveiras etc., cada qual com sua
particularidade.
3) Qual o
significado do Sermão de Monte?
Também chamado
Sermão da Montanha ou Sermão das Bem-Aventuranças, foi pronunciado por Jesus na
fralda de um de um monte, em Cafarnaum, dirigindo-se a todas as pessoas que o
seguiam. Nele Jesus faz uma síntese das leis morais que regem a humanidade.
O Sermão
do Monte veio para reformar a humanidade na sua totalidade. Não é para uma
religião, mas para toda a religião. Segundo alguns religiosos, o sermão do
monte é o mais revolucionário dos discursos humanos, simplesmente porque é
divino.
Quando
acabou de proferir o sermão, os discípulos disseram: “Este ensina como quem tem
autoridade”.
4) Quais
são as oito regras do sermão?
1.ª)
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
2.ª)
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
3.ª)
Bem-aventurados aqueles que são brandos e pacíficos, porque herdarão a Terra.
4.ª)
bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
5.ª)
Bem-aventurados aqueles que são misericordiosos, porque alcançarão
misericórdia.
6.ª)
Bem-aventurados aqueles que têm puro o coração, porque verão a Deus.
7.ª)
bem-aventurados os que sofrem perseguição pela justiça, porque o reino dos céus
é para eles.
8.ª)
Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem
e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é
grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que
viveram antes de vós. (Mateus, 5:1-12)
5) O que
se entende por bem-aventurança?
Termo
técnico para indicar uma forma literária que se encontra quer no Antigo quer no
Novo Testamento. A Bem-Aventurança é uma declaração de bênção com base em uma
virtude ou na boa sorte. A fórmula se inicia com "bem-aventurado
aquele..." Com Jesus toma a forma de um paradoxo: a bem-aventurança não é
proclamada em virtude de uma boa sorte, mas exatamente em virtude de uma má
sorte: pobreza, fome, dor, perseguição.
Segundo
Wendisch, as bem-aventuranças são uma espécie de torah (lei). Nos
paradoxos (ir contra a opinião comum), Jesus ensinou o avesso daquilo que os
homens pensavam, fazendo-os refletir na felicidade, não como a posse de bens
materiais, mas como estar na visão e posse de Deus.
6) Há
diferença entre reino dos céus e reino de Deus?
A palavra
“céus” foi usada por Mateus; os outros evangelistas usaram a palavra “Deus”.
Explicação: Mateus usou reino dos céus, porque Deus era um nome inefável que os
judeus se abstinham de pronunciar com receio de dizerem em vão. Lucas, ao
compor o seu Evangelho para os cristãos convertidos do paganismo, que por isso
não tinham os mesmos escrúpulos, diz correntemente como Marcos: “o reino de
Deus” ou então “reinado de Deus”.
7) A
redação dos Evangelhos prendeu-se mais à letra ou ao sentido?
Os
Apóstolos, ao registrarem por escrito, as palavras de Cristo, prenderam-se mais
ao sentido do que à letra. Por exemplo, a inscrição que Pilatos mandou colocar
na cruz devia ser conforme a letra. Contudo, anotamos as seguintes divergências
verbais: “Jesus o Nazareno, o rei dos judeus”, João 19,19, “Este é Jesus, o rei
dos Judeus”, Mat. 27,37, “O rei dos Judeus, este”, Luc. 23,38, “O rei dos
Judeus”, Marc. 15,26.
8) Qual a
importância de Jesus falar ao ar livre?
O mestre
não quis pronunciar o seu discurso inaugural no interior de uma sinagoga ou nos
pórticos do Templo. Para fazer ouvir uma mensagem destinada aos homens de todos
os tempos, precisava de ar livre, de altitude, dos horizontes sem limite da
natureza. Ele falava do impulso de progresso, da ressonância, do movimento.
Dizia: as raposas têm as suas tocas, os pássaros os seus ninhos, mas Ele não
terá um teto onde reclinar a cabeça. Caminhará sempre, sem parar.
9) Qual a
função das Igrejas nos dias atuais?
A Igreja,
de qualquer espécie que for, não pode permanecer somente como instituição. Deve
ser um movimento, um processo de aperfeiçoamento das almas. A Igreja não é um
estabelecimento, é um movimento, a sua função é “renovar a face da terra”,
quebrando preconceitos e denunciando os conformismos. Paulo foi muito feliz
quando disse: “Embora se destrua em nós o homem exterior, o homem interior
vai-se renovando de dia para dia”.
quanto tempo durou o sermao do monte?
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