Seja bem-vindo ao nosso blog.

Este é o nosso canal de comunicação!

Qualquer dúvida, contribuição, sugestão ou crítica, escreva-nos: juventude_espirita@hotmail.com


domingo, 12 de junho de 2016

Juventude, Sexualidade e Espíritismo



Juventude, Sexualidade e Espiritismo


Em razão da complexidade, mitificação e dificuldade de compreensão das potencialidades humanas torna-se imprescindível trazer à tona a discussão da sexualidade, que conforme entendimento básico é fonte de energias dos seres terrenos.


Inegavelmente, durante os séculos, os conceitos, fundamentos, tradições e costumes sexuais foram passivos de grandes transformações. Resultado da influência social e comportamental que as mais diversas civilizações e culturas aplicaram durante a existência.


Cabe ao Espiritismo, em harmonia com a razão e as ciências humanas, libertar, trazer a luz, todos os aspectos que rodeiam esta atividade humana. Em uma primeira análise, basilar, temos que a sexualidade nada mais é do que atividade relacionada as necessidades dos seres humanos.


Invariavelmente, ainda seguindo esse raciocínio, temos que quanto maior o grau evolutivo do indivíduo, menor o seu apego ou abuso das potencialidades sexuais que lhe são inerentes. Ao passo que, aquele cujo estágio se encontra compatível com as esferas mais inferiores, proveito inoportuno fará do uso de tal faculdade. Comunicando e fortalecendo as alianças negativas que constrói junto aos irmãos presos e arraigados na ignorância e nos excessos.


A sexualidade é poderoso alicerce moral, intelectual e espiritual. Não podendo, aquele que se diz seguidor dos preceitos e fundamentos da doutrina espírita, utilizar com irresponsabilidade e abuso tal magnitude.


Pois devemos nos lembrar, que em nossas relações, sejam sociais, profissionais ou amorosas; encontramos semelhantes, que constroem em determinadas situações, expectativas enriquecidas por sentimentos nobres, que não nos cabe feri-los para a satisfação de nossos mais primitivos desejos.


Essa postura constitui puro egoísmo, pois coloca suas vontades acima do respeito ao sentimento alheio. Bem como, viola o ensinamento do Cristo, que diz: “façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam”.


Outro ponto que merece destaque é quanto à marginalização das atividades sexuais, que durante séculos recebeu tratamento de algo impuro, sujo, pecaminoso, perverso.


Mas Kardec, o nosso notório codificador, construiu a libertação desta falsa ideia, ao passo que constatou que os espíritos imortais (que somos!) não possuem sexo e que a sexualidade constitui sua estrutura orgânica.


Atualmente, ainda é grande as inúmeras inverdades, que se encontram enraizados nas mais diferentes discussões a respeitos da sexualidade. Dúvidas, receios, fobias, transtornos comportamentais e psiquiátricos, ilustram o universo de incertezas que pairam sobre nós, espíritos terrenos, imortais, participantes da caminhada na jornada evolutiva.


Mais uma vez, cabem aqui as palavras de Santo Agostinho: “Conhece-te a ti mesmo”, pois somente assim, isto é, com o estudo sistemático e incessante de nossas peculiaridades, sentimentos, desejos e capacidade, encontraremos a saída dos receios e preconceitos infundados. E caminharemos nos passos da certeza, segurança e do autoconhecimento.


A atividade sexual é mecanismo de intercambio de energias, ao passo que doamos e recebemos. O que ressalta ainda mais, a necessidade de estarmos vigilantes, para vibramos nas esferas elevadas, impedindo que sejamos vítimas da busca irresponsável do prazer corpóreo.


Lembrai-vos, portanto, que a sexualidade não deve ser reprimida, mas sim disciplinada, uma vez que, conforme dito constitui característica estrutural do espírito imortal e instintiva do processo de reprodução humana. Portanto o “orai e vigiai” deverá ser praticado também, em nossas cadeias amorosas.


Estes são alguns parâmetros básicos da sexualidade, no ponto de vista espírita, ao qual, mesmo não sendo especialista, mas apenas um mero estudioso do consolador prometido, que resolveu tecer breves comentários. 

Mais nobres considerações estão espalhadas pelo vasto conteúdo do espiritismo presentes na literatura, nas exposições, artigos, palestras, dentre outros conteúdos que todos nós podemos conferir diariamente aqui no blog!


Mas adianto, que a organização do Encontro da Juventude Espírita preparou oportunidade única e imperdível de exposição e aprimoramento quanto ao tema, para o próximo encontro que acontecerá no domingo, dia 19, às 8h30, no Grupo Espírita Vovô Pedro. Contamos com a presença de todos os interessados.



Que Deus, nos abençoe e ilumine,

VItor Madureira


“O homem quando compreende e exercita de forma plena, incondicional e desprendida de interesses, a prática da caridade, da solidariedade e da fraternidade. Caminha a passos largos na direção que o aproxima a Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei aí? Que você achou? Comente aqui!