Seja bem-vindo ao nosso blog.

Este é o nosso canal de comunicação!

Qualquer dúvida, contribuição, sugestão ou crítica, escreva-nos: juventude_espirita@hotmail.com


terça-feira, 26 de julho de 2016

Da Lei de Conservação - O Livro dos Espíritos



INSTINTO DE CONSERVAÇÃO

702. O instinto de conservação é lei da Natureza?


“Sem dúvida. Todos os seres vivos o possuem, qualquer que seja o grau de sua inteligência. Em alguns, é puramente mecânico; para outros, é racional.”

703. Com que objetivo Deus concedeu a todos os seres vivos o instinto de conservação?

“Porque todos precisam contribuir para o cumprimento dos desígnios da Providência. Por isso foi que Deus lhes deu a necessidade de viver. Acresce que a vida é necessária ao aperfeiçoamento dos seres. Eles o sentem instintivamente, sem disso se aperceberem.”

MEIOS DE CONSERVAÇÃO

704. Tendo dado ao homem a necessidade de viver, Deus lhe facultou, em todos os tempos, os meios de consegui-lo?

“Certo, e se o homem não encontra todos os meios, é que não os compreende. Não seria possível que Deus criasse para o homem a necessidade de viver, sem lhe dar os meios de consegui-lo. Essa a razão por que faz que a Terra produza de modo a proporcionar o necessário aos que a habitam, visto que só o necessário é útil. O supérfluo nunca o é.”

705. Por que nem sempre a terra produz bastante para fornecer ao homem o necessário?

“O homem a despreza por ingratidão e, no entanto, a terra continua sendo uma excelente mãe. Além disso, ele ainda acusa a natureza por sua própria imperícia ou desleixo. A terra produziria sempre o necessário se o homem soubesse se contentar. Se o que produz não é bastante para todas as necessidades, é porque emprega no dispensável o que deveria utilizar no necessário. Observem o árabe no deserto: encontra sempre com o que viver, porque não cria necessidades artificiais. Porém, quando a metade da produção é desperdiçada para satisfazer fantasias, o homem deve se espantar de não encontrar nada em seguida? E terá razão de se queixar por estar desprovido quando chega a época da carência? Na verdade, não é a natureza que é imprevidente, é o homem que não sabe regrar sua vida.”

706. Por bens da Terra devemos entender somente os produtos do solo?

“O solo é a fonte primordial donde emanam todos os outros recursos, pois que, em definitivo, estes recursos são simples transformações dos produtos do solo. Por bens da Terra se deve, pois, entender tudo de que o homem pode gozar neste mundo.”

707. É frequente a certos indivíduos faltarem os meios de subsistência, mesmo quando cercados de abundância. A que se deve atribuir isso?

“Ao egoísmo dos homens, que nem sempre fazem o que devem fazer e, além disso, frequentemente devem a si mesmos. Buscai e achareis; estas palavras não querem dizer que, para achar o que deseje, basta que o homem olhe para a terra, mas que lhe é preciso procurá-lo, não com moleza, e sim com ardor e perseverança, sem desanimar ante os obstáculos, que muitas vezes são simples meios de que se utiliza a Providência, para lhe experimentar a constância, a paciência e a firmeza” (ver questão 534).

O Livro dos Espíritos - Cap. V Da Lei de Conservação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei aí? Que você achou? Comente aqui!