Seja bem-vindo ao nosso blog.

Este é o nosso canal de comunicação!

Qualquer dúvida, contribuição, sugestão ou crítica, escreva-nos: juventude_espirita@hotmail.com


sábado, 23 de julho de 2011

Fábula da Música

Caros irmãos,
para inspirar a todos para nosso próximo encontro, que será recheado de músicas, segue uma belíssima mensagem...

Juventude Espírita


Fábula da Música

Escrito por Walter Santos

É preciso que a música venha abrir à inteligência as vias 
que conduzem à compreensão das leis divinas,
 à posse da eterna beleza. (Leon Denis)


No princípio era silêncio no ser, mas os homens aprenderam a cantar e descobriram que isso era bom.

E procuraram sublimar sua forma de expressão para alcançarem o Altíssimo. E então, benignamente. Deus os escutou e disse: faça-se a música! Num instante, as notas musicais ecoaram no espaço enchendo seu espíritos. Pouco a pouco. sem perceberem, os homens passaram a escutarem-se uns aos outros.

As necessidades do dia-a-dia compuseram harmonias e os levaram a cantar juntos. Em um coro de vozes felizes que se ouviu pelos ares. E os homens viram que isso era bom. Entenderam que o canto era uma forma de oração. As suas vozes chegaram aos céus e comunicaram aos Puros que estavam prontos para a Boa Nova.

Então Jesus, o Compositor Universal, complacente se fez verbo e veio habitar entre eles, compondo para toda Humanidade sua canção crística. Desde então, a Terra nunca mais foi a mesma. Ainda hoje se pode ouvir Sua voz na melodia do Sermão da Montanha. “Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça”.

O banquete está à mesa; somos todos convidados para a ceia do Senhor. Sirvamo-nos das sintonias na taça das virtudes e alimentemo-nos das poesias no diapasão do Evangelho, para que a nossa nota fundamental também esteja escrita na partitura universal, onde cada um de nós é chamado a ocupar seu lugar nos coros celestiais.

Um comentário:

  1. Adorei o texto e, como no diz León Denis:
    "A música, nós o sabemos, desempenha um grande papel na inspiração profética e religiosa. Ela coloca ritmo na emissão fluídica e facilita a ação dos espíritos elevados. Eis por que ela tem seu lugar nas reuniões espíritas, nas sessões em que é bom precedê-las por um hino apropriado às circunstâncias. Muitas vezes os guias dos grupos exortam os assistentes a entoar um cântico para facilitar as manifestações. Porém, até agora, é preciso confessá-lo, os espíritas se encontram muito carentes desse tipo de música e são obrigados a recorrer a cânticos vulgares, a banalidades indignas do objetivo pretendido.[...]
    Esse trecho do livro "Espiritismo na Arte" já nos dá algumas idéias da importância da música como ferramenta de harmonia e elevação. Que possamos refletir mais a respeito do tema.

    ResponderExcluir

Ei aí? Que você achou? Comente aqui!