Seja bem-vindo ao nosso blog.

Este é o nosso canal de comunicação!

Qualquer dúvida, contribuição, sugestão ou crítica, escreva-nos: juventude_espirita@hotmail.com


segunda-feira, 29 de abril de 2013

O jovem no mundo


Caros amigos,

A mensagem que compartilhamos com vocês, vem falar ao coração dos jovens.

Esta é uma instrução dos amigos espirituais intitulada O Homem no Mundo, contida em O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Muitos jovens ficam com dúvidas sobre qual comportamento seguir diante dos muitos caminhos do mundo. Nesta mensagem, encontraremos algumas reflexões que nos ajudarão a discernir melhor nos momentos de escolha.

Vale a pena a leitura!

O HOMEM NO MUNDO


10. Um sentimento de piedade deve sempre animar o coração dos que se reúnem sob as vistas do Senhor e imploram a assistência dos bons Espíritos. Então, purifiquem os corações; não deixem que neles demore qualquer pensamento mundano ou fútil. Elevem o espírito até aqueles por quem chamam, a fim de que, encontrando em vocês as necessárias disposições, possam lançar em abundância a semente que é preciso que germine em suas almas e dê frutos de caridade e justiça.

Todavia, não julguem que, exortando-se à prece e à evocação mental sem parar, pretendamos que vivam uma vida mística, que se conserve fora das leis da sociedade onde estão condenados a viver. Não; vivam com os homens da sua época, como devem viver os homens. Sacrifiquem às necessidades, mesmo às frivolidades do dia, mas sacrifiquem com um sentimento de pureza que as possa santificar.

São chamados a estar em contato com Espíritos de naturezas diferentes, de caracteres opostos: não choquem a nenhum daqueles com quem estiverem. Sejam joviais, sejam alegres, mas que sua jovialidade seja a que vem de uma consciência limpa, que a sua ventura seja a do herdeiro do Céu que conta os dias que faltam para entrar na posse da sua herança.

A virtude não consiste em assumirem aspecto severo e triste, em repelirem os prazeres que as suas condições humanas os permitem. Basta que voltem todos os atos da sua vida ao Criador que a deu a vocês; basta que, quando começarem ou acabarem uma obra, elevem o pensamento a esse Criador e Lhe peçam, num voo d’alma, ou a Sua proteção para que obtenham êxito, ou a Sua bênção para ela, se a concluíram. Em tudo o que fizerem, voltem à Fonte de todas as coisas, para que nenhuma de suas ações deixe de ser purificada e santificada pela lembrança de Deus.

Como disse o Cristo, a perfeição está toda na prática da caridade absoluta; mas, os deveres da caridade alcançam todas as posições sociais, desde o menor até o maior. Nenhuma caridade teria a praticar o homem que vivesse isolado. Unicamente no contato com os seus semelhantes, nas lutas mais árduas é que ele encontra ensejo de praticá-la. Aquele, pois, que se isola priva-se voluntariamente do mais poderoso meio de aperfeiçoar-se; não tendo de pensar senão em si, sua vida é a de um egoísta (Cap. V, n° 26).

Portanto, não pensem que, para viverem em comunicação constante conosco, para viverem sob as vistas do Senhor, seja preciso que se martirizem e se cubram de cinzas. Não, não, ainda uma vez dizemos. Sejam ditosos, segundo as necessidades da Humanidade; mas, que jamais na sua felicidade entre um pensamento ou um ato que o possa ofender, ou fazer se vele o semblante dos que os amam e dirigem. Deus é amor, e abençoa aqueles que amam santamente.

Um Espírito Protetor (Bordéus, 1863)
O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. XVII Sede perfeitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei aí? Que você achou? Comente aqui!